Entendi. Seu caso pode ser de
Tendinite do Tibial Posterior
No vídeo a seguir, falo um pouco mais sobre essa condição.Assista agora:
-
O que é?
Trata-se de uma disfunção do Tendão Tibial Posterior, que leva a uma alteração estrutural, na qual o pé e o tornozelo “desabam” para dentro e o peso do corpo é desviado para a parte de medial (interna) do tornozelo e do pé, com aumento da superfície de apoio plantar no solo, maior gasto energético e sobrecarga das articulações, o que gera dor, inchaço e desgaste articular.
-
O que pode causar?
A principal causa no adulto é a Tenossinovite do Tendão Tibial Posterior. A inflamação deste tendão reduz a função de inversão do tornozelo (“virar o pé para dentro”), gerando sobrecarga nas estruturas ligamentares, o que desencadeia progressivo afrouxamento e aplainamento (“achatamento”) do pé e do tornozelo, gerando a Pisada Pronada (Pé Plano).
-
Quais os principais sintomas?
Dor e edema (inchaço) inicialmente na borda interna (medial) do tornozelo e do pé, que podem progredir também para a parte lateral, associados ao aplainamento progressivo do arco plantar e desabamento do pé para dentro.
-
Como confirmar?
O diagnóstico pode ser facilmente realizado pelo exame clínico do ortopedista especialista em pé e tornozelo. Os exames de imagem, SEMPRE SOLICITADOS APENAS PELO MÉDICO ASSISTENTE, também podem ser úteis: a Radiografia do tornozelo para quantificar o desalinhamento ósseo e o grau de desgaste das articulações e a Ressonância Magnética para avaliar a magnitude da lesão do tendão.
-
Quais medidas podem ser tomadas inicialmente?
Palmilhas com Cunha de Varização do Retropé e Apoio do Arco Longitudinal do Pé: Posicionam melhor as articulações e promovem o alívio das dores durante sua utilização, mas não corrige a deformidade de forma definitiva.
Fortalecimento Muscular: Exercícios isométricos e excêntricos dos inversores e da panturrilha.
Alongamentos:
Musculatura posterior da coxa e da panturrilha;
Mudança dos calçados:
Utilizar calçados de solado firmes e evitar solados muito flexíveis.
Adequação da atividade física:
Priorizar atividades de baixo impacto (bicicleta, elíptico, musculação, exercícios na água ou pilates.
Evitar atividades de alto impacto (caminhar, correr, dançar, treino funcional, crossfit, esportes e lutas.
É importante deixar claro que nada substitui uma consulta. Para ter o diagnóstico correto e começar o tratamento, agende uma consulta agora mesmo.
Agendar consultaAgende sua consulta
ou deixe uma mensagem:
Responsável técnico
Dr. Rafael Botelho | CRM CE 13307 | RQE 7901
RAFAEL BOTELHO - Doctoralia.com.br