Pé cavo (pisada supinada): causas, sintomas e tratamento
O que é pé cavo/pisada supinada?
Trata-se de uma alteração estrutural do pé, na qual o peso do corpo é transmitido desigualmente, sendo desviado para a lateral do tornozelo e para a borda lateral do pé, tornando-o uma estrutura rígida e com redução da superfície de apoio plantar do pé no solo, o que concentra a carga.
O que pode causar isso?
As principais causas são:
- Neurológicas: Charcot-MarieTooth, acidente vascular cerebral, paralisia cerebral, paralisia infantil, lesões medulares;
- Congênitas: pé torto congênito e coalizão tarsal;
- Sequelas de traumas;
- Idiopático (maioria dos casos não são investigados e não tem diagnóstico preciso).
Quais as principais consequências/sintomas?
O desvio do peso do corpo para a lateral do pé e tornozelo tem várias consequências e doenças: Sinovite (dor) na lateral do tornozelo, torções de repetição e instabilidade do tornozelo, lesões da cartilagem, tendinite dos fibulares, metatarsalgia e neuroma de morton, sobrecarga/fratura por estresse dos metatarsos, calosidades plantares e dedos em garra.
Como confirmar?
O diagnóstico pode ser facilmente realizado pelo exame clínico do ortopedista especialista em pé e tornozelo. Os exames de imagem são úteis: a Radiografia com Carga para verificar o alinhamento do tornozelo e a Ressonância Magnética para confirmar a doença, avaliar lesões associadas e para autorização dos procedimentos cirúrgicos pelos planos de saúde.
Qual tratamento para pé cavo?
Consiste na modificação da forma de pisar. Isso pode ser feito de 2 formas:
Palmilhas:
- Pré-Moldadas
- Moldadas
Cirurgias:
- Abertas
- Percutâneas
Confira o vídeo também:
Quer saber mais sobre pé cavo? Agende sua consulta.
Deixe uma resposta