Metatarsalgia: o que é, causas, sintomas e tratamentos

O que é metatarsalgia?

Trata-se de uma inflamação e dor persistentes na região do colchim adiposo metatarsal, que é a região volumosa na planta do pé, próxima aos dedos, sob a cabeça de um ou mais ossos metatarsais.

O que pode causar isso?

  • Contratura da musculatura da cadeia posterior (Panturrilha – Gastrocnêmio e Sóleo / Coxa – Isquiotibiais), com diminuição do movimento de dorsiflexão (elevar o pé);
  • Joanete;
  • Pisada supinada/pé cavo;
  • Dedos em garra, alterações na fórmula metatarsal (formato dos ossos do pé) e calçados muito flexíveis e maleáveis.

Quais os principais sintomas?

Dor persistente na região do colchim adiposo metatarsal, calosidades nessa região e o desgaste acentuado no solado do calçado próximo aos dedos. Pode haver também estalido, dor em choque e dormência local, quando há Neuroma de Morton associado, o que é relativamente comum

Como confirmar metatarsalgia?

O diagnóstico pode ser facilmente realizado pelo exame clínico do ortopedista especialista em pé e tornozelo. Os exames de imagem também podem ser úteis, como o Raio X, que mostra o formato dos ossos do pé, e a Ressonância Magnética, que evidencia inflamação e degeneração local, além do Neuroma de Morton, quando presente.

Qual tratamento para metatarsalgia?

Nos estágios iniciais, o tratamento pode ser bem manejado de forma não cirúrgica, enquanto nos estágios avançados e refratários, podem ser necessários procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos, pela Técnica Percutânea.

Alongamentos: Musculatura posterior da coxa e panturrilha.

Mudança de calçados: utilizar calçados de solado firme/pouco flexíveis, principalmente na região próxima aos dedos.

Adequação da atividade física: priorizar atividades de baixo impacto (bicicleta, elíptico, musculação, exercícios na água ou pilates Evitar atividades de alto impacto (caminhar, correr, dançar, treino funcional, crossfit, esportes e lutas).

Palmilhas com Piloto Retrocapital;

Fisioterapia Motora.

Medicações: Anti-inflamatórios e Corticoides.

Cirurgia Minimamente Invasiva também é uma excelente opção de tratamento e pode ser a única alternativa nos casos que não melhoram com o tratamento conservador.

Veja mais nesse vídeo sobre Metatarsalgia e Neuroma de Morton

Quer saber se está com metatarsalgia? Agende sua consulta.

Deixe seu cometário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua consulta
ou deixe uma mensagem:

Responsável técnico
Dr. Rafael Botelho | CRM CE 13307 | RQE 7901